A partir de amanhã, a Central de Regulação passará a atender somente os pacientes com cadastro no sistema de saúde de Lucas do Rio Verde. A medida é mais um passo dentro do projeto de informatização da saúde pública do município. De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Fabiana Boaventura, a medida já foi aplicada na Farmácia Central, que desde o início de fevereiro deste ano não entrega nenhum tipo de medicamento sem a apresentação dos documentos pessoais e o número do cadastro.
A coordenadora explica que sem o cadastro os pacientes ficarão impedidos de agendar consultas com médicos especialistas, exames de média e alta complexidade (ressonância magnética e tomografia), autorização para exames no Hospital São Lucas e Centro de Imagens, transporte de pacientes para hospitais de outros municípios e acompanhamento para pacientes especiais (portadores de HIV e pessoas com necessidades especiais).
Segundo Fabiana, o objetivo da Secretaria de Saúde é criar um banco de dados eficiente com o registro de todas as pessoas que utilizam o serviço público de saúde. "Com o cadastro os profissionais de saúde terão acesso a todos os dados do paciente, o que além de tornar o trabalho mais ágil e seguro, dará mais visibilidade aos recursos investidos na saúde".
A coordenadora ressalta que o cadastro continua sendo realizado de segunda a sexta-feira em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e também no Posto Central.