A campanha “Vida por Vidas”, que promove a doação de sangue, acontecerá, no sábado (27), em Lucas do Rio Verde. Os interessados devem comparecer no PSF X, no bairro Cerrado, a partir das 8h. Em parceria com o Hemocentro de Sorriso, o objetivo é coletar 110 bolsas de sangue, nesta primeira edição.
Os interessados em doar medula óssea ou plaquetas poderão fazer um cadastro e posteriormente será agendada a doação. A campanha recebe o apoio de empresários e médicos da cidade.
Em todo o país, o projeto promove ações de estímulo aos jovens e adultos para que sejam doadores regulares de sangue. Em 2011, o projeto ampliou a atuação para doação de medula óssea, ato que pode garantir a vida para pacientes com leucemia, anemia falciforme, entre outras doenças.
O coordenador sul-americano do projeto Vida por Vidas, Areli Barbosa, disse, por meio de assessoria, que a expectativa do projeto é criar uma conscientização da necessidade de doação de sangue, medula óssea e plaquetas. Além de manter uma rede de doadores capaz de ser acionada rapidamente em caso de necessidade dos hemocentros e instituições hospitalares.
De acordo com dados do projeto nacional, em 2010, cerca de 33 mil pessoas, influenciadas pelo “Vida por Vidas”, doaram sangue no Brasil. A ação ultrapassou os países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, onde o número de doadores chegou a 22 mil, no ano passado.
O levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstra que o registro de doadores de medula óssea também aumentou, passando de 1, 3 milhão, em 2009, para 1,8 milhão, no ano seguinte.