A campanha de doação de Medula Óssea, promovida pela Associação Luverdense de Imprensa, foi a 2ª maior ação de solidariedade humana realizada em Mato Grosso, na avaliação do Hemocentro de Cuiabá. Compareceram 463 voluntários no PSF X, do bairro Cerrado, no sábado, para a coleta de amostra de sangue para exame de compatibilidade e cadastro no Redome-Registro Nacional de Doadores.
Ana Maria Mesquita, técnica do Hemocentro, considerou muito bom o resultado. “Não é fácil mobilizar a população, ainda em pleno sábado quando as pessoas têm muito afazeres”, avaliou. Ele disse que o Estado tem com pouco mais de 17 mil voluntários inscritos no Redome. “O número é muito pequeno pelo tamanho da população, que passa de 3 milhões de habitantes”, comparou.
A secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, foi uma das primeiras voluntárias a fazer o cadastro para doação. O vice-prefeito, Miguel Vaz Ribeiro, também participou, assim como o presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio. Ele disse, depois que fez o cadastro e a coleta de sangue, disse que está pronto para ser um futuro doador.
A Associação Luverdense de Imprensa contou com apoio da prefeitura, que disponbilizou a estrutura do PSF X e técnicos, e do Hemocentro. O presidente da associação, jornalista Valdecir Chagas, que também foi um dos voluntários, agradeceu o apoio de todos neste gesto memorável solidariedade.