Lucas do Rio Verde tem cerca de R$ 1 milhão para receber do governo do Estado referente a repasses para a área da saúde, que estão atrasados. A quantia foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira. “Esse valor é destinado ao custeio da área. Com a falta de repasse, o município é obrigado a tirar recursos próprios para cobrir. Desta forma, deixamos de destinar esta verba, que é do município, e poderia ser aplicada em outras ações”.
Esta situação é alvo de constantes críticas e também de ação por parte do Ministério Público Estadual, protocolada na Justiça estadual no mês passado. De acordo com o órgão estadual, aproximadamente R$ 50 milhões deixaram de serem repassados pelo governo aos 141 municípios mato-grossenses. O fato estaria causando inúmeros problemas, principalmente, em cidades de menor porte.
O MPE cobra também do Executivo estadual um cronograma de pagamento de débitos aos demais municípios e prestadores de serviços, que deverão ser quitados em até 60 dias.