Os agentes comunitários de Saúde e Endemias estão sendo treinados, pela Secretaria Estadual de Saúde, sobre forma de transmissão, sintomas e tratamento da malária. As biólogas Elaine Cristina e Vilma de Souza estão orientando os agentes de como fazer as visitas nas residências, quais a medidas tomar com a identificação das doenças e os seus agravos. O treinamento é na câmara de vereadores.
Três técnicos do Pólo Regional de Saúde estão fazendo avaliação epidemiológica da área nas chácaras Pioneiro e Menino Deus – antigo Café da Hora – local onde ocorreu a infectação de pessoas com a malária pelo mosquito Anofeles, nos últimos dias. Conforme Só Notícias já informou, a secretaria Estadual de Saúde confirmou que 3 pessoas pegaram malária em Lucas e morreram. A secretaria municipal investiga se, ao menos uma delas, não tenha sido picada pelo mosquito em outra cidade.
Até a próxima sexta-feira, os trabalhos de orientação e combate a a malária e dengue vão prosseguir para todos os servidores da Vigilância em Saúde, informa a assessoria.