O Departamento de Vigilância Ambiental fará, nesta sexta-feira de manhã, passeata para alertar os moradores e reforçarem o combate ao mosquito transmissor da doença. Alunos, professores e colaboradores de escolas vão participar da mobilização que será na área central. Eles vão sair da Praça das Bandeiras, percorrendo toda a extensão da avenida Julio Campos (principal da cidade) até a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Sinop é a cidade em Mato Grosso com mais notificações de dengue. São 7,694 de 1º de janeiro até o último dia 26. É mais que o dobro da capital que tem 3.228 casos notificados, de acordo com balanço da Secretaria Estadual de Saúde.
A secretaria aponta ainda que houve, este ano, 4 mortes por dengue em Sinop. Em Alta Floresta foram diangosticas 3 e, em Campo Novo dos Parecis, também 3. Em todo o Estado, 33 morreram devido a dengue, este ano.
A proximidade do período chuvoso aumenta a preocupação porque, com quintais sujos, a água da chuva se acumula e o mosquito Aedes Egypt, transmissor da dengue, se reproduz.