PUBLICIDADE

Sinop, Sorriso e Lucas estão livres de epidemia de 3 doenças transmitidas pelo Aedes

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto:assessoria/arquivo)

O levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado na primeira quinzena de junho e divulgado pela secretaria estadual de Saúde apontou 0,5% de Índice de Infestação Predial (IIP) de criadouros do mosquito Aedes Aegypti (que transmite dengue, zika e chikungunya) em Sinop, o que significa que o município está fora de perigo da infestação de contaminação.

Em Sorriso, o número foi um pouco maior 0,9%. Em Lucas Rio Verde e Guarantã do Norte 0,4 e Colíder 0,3% . Os índices de infestação inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superior a 4% há risco de surto de dengue.

Cuiabá e Várzea Grande estão em situação de risco e 34 cidades em alerta. Embora 75% dos municípios do Estado apresentaram índices abaixo de 1%, há 25% dos municípios em situação de alerta com risco para epidemias de dengue/zika e febre chikungunya. “O cenário entomológico requer atenção redobrada, uma vez que estamos em período de seca e nem entramos ainda na estação chuvosa”, observa a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Ludmila Sophia de Souza.

Este foi o primeiro dos quatro levantamentos entomológicos previstos para 2018 diante da necessidade de monitoramento da infestação por Aedes Aegypti.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PRF localiza carga de quase 10 toneladas de cobre furtado de empresa no Nortão; dois detidos

Em ação realizada ontem, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu...

Ambulância pega fogo em rodovia de Mato Grosso

A Unidade móvel de Tratamento Intensivo (UTI) pertencente à...

Piloto que morreu em queda de avião em Rondonópolis é sepultado em Cuiabá

O corpo do piloto Flávio Rivera foi transladado para...
PUBLICIDADE