A secretaria municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso comunicou, hoje, que recebeu um dos laudos dos casos suspeitos de varíola do macaco (Monkeypox). No documento recebido ontem, o resultado foi negativo.
Com mais esse resultado, o município contabiliza dois casos negativos, além de um positivo e um suspeito. Todas as análises foram realizadas pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen). A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica ressaltou, porém, que ainda falta receber um laudo do material encaminhado ao Lacen.
A pasta também destacou que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas (vesículas) ou lesões pelo corpo.
A recomendação da secretaria é de que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. A pasta alerta que quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.
O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.