A secretaria municipal confirmou, ontem, que foi dado início ao processo de vacinação trivalente contra as variantes H1N1, H3N2 e tipo B do vírus influenza, causador de infecções virais como a gripe. A ação contempla o calendário nacional de vacinação e a primeira etapa deverá abranger crianças (de 6 meses a 6 anos), gestantes e idosos, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde da Família (PSF) mais próximos.
Também estão dentre os grupos prioritários os trabalhadores da saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente e outros.
Segundo a pasta, a vacina é essencial para evitar cerca de 60% a 70% dos quadros clínicos graves ou óbitos relacionados à doença. O procedimento é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave pós-dosagem. O Ministério da Saúde recomenda que a aplicação em pessoas gripadas deve ser feita após a amenização dos sintomas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.