A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso definiu que a regional de saúde Vale do Arinos que compreende os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã vão receber 1.310 dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca, que devem ser utilizadas como primeira ou segunda aplicação aos idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde e Forças Armadas, de Segurança e Salvamento.
Consta no detalhamento da secretaria Estadual de Saúde, que Juara é o município que mais receberá doses com 790, seguido de Tabaporã com 230, Porto dos Gaúchos 160 e Novo Horizonte do Norte 130 doses.
O quantitativo ainda deve ser utilizado para a aplicação da primeira dose em profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e idosos entre 60 e 64 anos.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.