Os Programas de Saúde da Família (PSF), postos de saúde e Hospital Municipal de Alta Floresta estarão ligados online através de um programa para gerenciar e dinamizar atendimentos dos usuários e deverá agilizar os atendimentos. Cada usuário atendido nas unidades terá um cartão do sistema de saúde municipal. “Com o sistema interligado, não perderemos informações fazendo com que o paciente tenha no cartão todo o seu histórico de saúde”, disse ao Só Notícias, o secretário de Saúde, Robsom Valadão.
A intenção é monitorar relatórios e enviá-los para uma central na Secretaria de Saúde. “Teremos mais agilidade nas informações proporcionando rapidez aos atendimentos e gerando economia”, informa Valadão, sem mencionar valores. “Hoje são feitos procedimentos que, muitas vezes, não são registrados e não são repassados à secretaria, ocasionando perda de informações”, completa.
O município tem 12 unidades do Programa de Saúde da Família ( uma delas na área rural), 13 postos e o Hospital Municipal Albert Sabin, que juntas, atendem cerca de 35 mil pessoas. Para médio prazo está prevista a construção do Pronto Atendimento (PA), que ‘desafogará’ o hospital.