PUBLICIDADE

Iniciado mutirão contra dengue em Sinop e prefeita garante multas ‘pesadas’ em terrenos sujos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura lançou, esta manhã, o mutirão de combate a dengue, com foco preventivo visando evitar surto da doença no próximo ano, como ocorreu em 2020, quando até julho foram confirmados 5.788 casos. A ação iniciará no Setor Comercial, seguindo para os Industriais Norte, Sul, Central, além do Lic Norte e Sul, e bairros distantes do centro.

“Pré-determinamos os locais com maior índice de infestação predial do mosquito e os com maior número de notificação para casos de dengue, pois diminuindo a quantidade de focos, automaticamente cai o de notificações. As maiores infestações (do mosquito) estão nas regiões mais distantes e de notificação concentrado no centro da cidade”, explicou o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua.

Cerca de 45 agentes devem, diretamente, compor a equipe de trabalho. Já considerando os que atuam indiretamente, o número é superior a 200. “Também contamos com cada cidadão sinopense, que será um agente em sua residência e vizinhança, pois sem o empenho da população é impossível alcançarmos a diminuição de infestação. Acreditamos que vai trazer um resultado positivo”, acrescentou.

Já a prefeita Rosana Martinelli garantiu fiscalização intensa por parte da equipe da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Notificamos os proprietários para limpeza e quando não executam são multados. Esse ano teremos multas ainda mais pesadas para que as pessoas mantenham os terrenos limpos e a população não jogue entulhos em quintais baldios”, reforçou.

Além da atividade inicial de conscientização, a prefeitura deve desencadear outras frentes de trabalho nos próximos meses. “Já está tudo programado, envolve todas as secretarias. A prefeitura vai passar com caminhão em bairros retirando entulhos de frente das residências. Além disso, vamos estar contratando mais agentes para fazer essa fiscalização e de suporte nessa visitação às casas das pessoas”, pontuou.

“Estamos numa pandemia e, por isso, começamos essa ação diferenciada e antecipada para que não venha ter problemas de dengue. Os casos estão controlados, números baixos, mas não podemos descuidar. É uma doença grave, que levou muitos cidadãos sinopenses a óbito e a prefeitura está fazendo essa ação preventiva, limpando bueiros, valetões e áreas institucionais, para que não tenhamos problemas lá em janeiro e fevereiro do próximo ano”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE