Cerca de 16,1% da população cuiabana é fumante, aponta pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta semana, pelo Ministério da Saúde. Entre os homens, pelo menos 21,7% admitiram ser fumantes e, entre as mulheres, 11,1% assumiram o vício. A pesquisa foi desenvolvida nas capitais e no Distrito Federal desde janeiro até dezembro do ano passado.
O percentual identificado na capital mato-grossense está entre os maiores quando comparado com os resultados de outras capitais. Porto Alegre (RS) aparece em primeiro, com 23%. Curitiba (PR) registrou 20%, seguido por São Paulo (SP) com 19% e Porto Velho (RO), com índice de 17% de fumantes adultos. Belo Horizonte também registra o mesmo percentual de Cuiabá.
Nacionalmente, o índice de fumantes atinge 14,8%, valor inferior ao registrado em 2006, quando chegou a 16,2%. Esta, segundo o Ministério, foi a primeira vez que o percentual ficou abaixo de 15%. Os dados apontam ainda que 21,7% dos entrevistados se consideraram ex-fumantes, 4,3% consomem 20 ou mais cigarros por dia, 11,8% são fumantes passivos no domicílio e outros 12,2% são passivos no trabalho.
O levantamento aponta também que quanto maior o acesso à informação, menor a chance da pessoa começar a fumar. O percentual de fumantes entre pessoas com até oito anos de estudo ficou em 18,8%, contra 10,3% entre pessoas com 12 anos ou mais de estudo. O estudo retrata os hábitos da população brasileira e é considerada uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas.