O Hospital Regional de Sinop conta atualmente com 15 aparelhos respiradores disponíveis. A informação foi confirmada pelo médico intensivista e responsável técnico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, Christian Teruya, durante entrevista coletiva. “Desses equipamentos, 10 integram a UTI adulto com respiradores, e outros cinco estão na ala específica para atendimento do Coronavírus. Todos os profissionais da unidade não estão medindo esforços para prestar o melhor atendimento à população”. Sinop não tem casos confirmados da doença mas dois pacientes estão internados e são aguardados resultados dos exames.
Teruya explicou ainda que os responsáveis já estão se movimentando para a aquisição de mais equipamentos. “Já foi feita a licitação e até dia 10 de abril será realizada a abertura de uma nova UTI no regional com mais 10, então ficaremos com 25 respiradores somente na unidade de Sinop”. Mas será necessária quantidade maior.
Christian ainda lembrou que a saúde vem se estruturando cada vez mais para o enfrentamento da pandemia. “Em Sinop, temos sete unidades básicas de saúde espalhadas em diversos bairros e que são voltadas somente a pacientes com sintomas gripais, as pessoas podem procurar quando houver necessidade, há empenho por parte de todos”, completou.
Conforme Só Notícias já informo, o Hospital Regional de Sinop, passou a contar com uma ala especializada no atendimento de pacientes com Coronavírus. A estruturação do espaço foi feita através de parceria com a prefeitura (secretaria municipal de Saúde) que disponibilizou cilindros de oxigênio, além de combustível para os geradores da ala. O hospital foi “dividido” em dois e receberá somente casos referenciados e regulados pelos municípios. O objetivo da equipe é chegar gradativamente a 50 leitos na ala.
O boletim da secretaria municipal de Saúde aponta 22 pessoas com suspeita de Covid-19 em Sinop, sendo que 20 estão em isolamento em casa e acompanhados diariamente pelas equipes e dois estão internados em UTI – um homem de 45 anos e uma mulher de 73 anos. 8 casos suspeitos deram negativo e foram descartados. Oficialmente, Sinop não tem caso da doença.