O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura, na próxima terça-feira, o Centro de Ensino Baseado em Simulação, equipado com simuladores e equipamentos médico-hospitalares para experiência imersiva e realista para o aprendizado dos estudantes e para as capacitações voltadas aos profissionais de saúde. Após um período de interrupção, as obras do centro de ensino foram retomadas com aproximadamente R$ 80 mil aplicados.
O centro é uma estrutura que visa promover avanço significativo nos processos de ensino-aprendizagem relacionados à formação e ao aperfeiçoamento de estudantes e profissionais do hospital, além de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade contribuirá para o aperfeiçoamento das equipes de saúde e aquisição de competências para a preceptoria e, também, proporcionará um ambiente mais atrativo para editais de fomento à inovação, ensino e pesquisa, mediadas por simulação.
A assessoria informa que a simulação em saúde é um método eficaz e seguro para o desenvolvimento de habilidades, pois não expõe pacientes, estudantes e participantes a riscos ou constrangimentos. Além disso, permite a ampliação e a antecipação das práticas profissionais no contexto da formação e educação permanente em saúde. Com infraestrutura e recursos humanos adequados, essa abordagem se torna uma opção inovadora para estudantes e profissionais da área. Um dos diferenciais da simulação é a possibilidade de desenvolver competências em ambiente controlado e ético, em que o erro é permitido, pois objetiva aprender e aperfeiçoar técnicas antes de aplicá-las em situações reais. A análise constante dos processos possibilita realizar melhorias contínuas e oportunas, garantindo o ensino de qualidade.
A estrutura do centro de ensino foi planejada de forma a ser flexível, permitindo a organização de diferentes cenários de prática, possui salas de simulação que reproduzem a assistência em leitos de alta complexidade, sala de controle, camarim, vestiário, sala de briefing e observação. Dessa forma, é possível contemplar as principais áreas de formação na saúde, como: atenção à mulher, ao adulto e à criança. O Centro possibilita a realização de treinamentos que vão desde o suporte básico até o avançado de vida, abrangendo, também, competências comportamentais e de gestão.
As ações podem ser gravadas e utilizadas em avaliações, ensino, pesquisas, extensão e outros projetos de interesse da comunidade acadêmica e hospitalar, informa a assessoria. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.