A diretoria do Hospital Regional de Sinop receberá, hoje à tarde, equipamentos para atendimento e tratamento de pacientes com Coronavírus, adquiridos e repassados pelo consórcio representam mais de R$ 117,9 mil, sendo R$ 17 mil de contrapartida dos municípios e outra parte doação recebida pela instituição. São 12 camas hospitalares, otoscópio, aspirador de secreção, fluidos e sangue, cadeiras de rodas, eletrocardiógrafo interpretativo, oftalmoscópio, macas manuais com rodinhas, biombos em aço, suportes de soro com rodas, além de bacias, baldes, e lixeira inox, dentre outros.
Estarão na entrega a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, diretor da unidade Jean Carlos Alencar, além do presidente e vice-presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, Edu Laudi Pascoski (prefeito de Itanhangá) e Rodrigo Audrey Frantz (prefeito de Santa Carmem), respectivamente.
Também por meio do consórcio, a prefeitura adquiriu, ainda no mês de março, cerca de mil testes rápidos para detecção do Coronavírus. A previsão inicial era de que os materiais estariam disponíveis em até 20 dias, no entanto, a assessoria da prefeitura confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que até o momento não chegaram a Sinop e não há projeção de quando devem chegar.
Com os kits os diagnósticos teriam mais celeridade, podendo ficar prontos em até 15 minutos. Caso apresentasse resultado positivo, a amostra ainda precisaria ser confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen), em Cuiabá.