Três pacientes que estão em tratamento de Covid, na ala de enfermaria no Hospital Regional foram os primeiros a ter contato presencial com familiares e dar um carinho na “cortina do amor”, que foi doada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas. A armação de ferro foi confeccionada por uma serralheria, que também doou o material e a entidade fez a aquisição da capa de plástico, que tem quatro mangas, possibilitando as pessoas de colocar os braços e encostar um ao outro, protegidos pela capa.
Miriam Ribeiro da Silva foi a primeira a abraçar o pai dela, de 53 anos, internado há um mês. “Isso acalma o coração, poder olhar para ele e saber que está melhorando e acalma ele também sabendo que estamos preocupados com a saúde. É muito importante esta aproximação”, disse, atraves da assessoria.
De acordo com o diretor da unida regional, Jean Carlos Alencar da Silva disse que por mais que um decreto do estado suspende as visitas nas unidades hospitalares, devido a pandemia, em Sinop a alternativa foi buscar a possibilidade do abraço, para tornar o tratamento mais humanizado. “Diante de tanta agonia neste momento de tratamento, a distância dos familiares traz muita ansiedade aos pacientes. Todo dia as famílias recebem o boletim médico do Hospital e uma chamada de vídeo, porém agora poderão estar próximas, conversando e abraçando por alguns minutos”.
A gerente da CDL Sinop, Vanusa Ires afirmou que “nos emociona ver os familiares ter este contato bem de pertinho. Que possa ser um alento para as pessoas que enfrentam este momento de sofrimento”.