PUBLICIDADE

Hospital deixa de atender região Médio Norte

PUBLICIDADE

Hospital Municipal de Barra do Bugres (região Médio Norte) deixa de atender pacientes de 13 municípios por falta de repasses da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Apesar de não receber as verbas estaduais desde agosto, a principal reivindicação da prefeitura é de que o repasse foi reduzido em cerca de 50% pela Lei nº 9.870, de 28 de dezembro de 2012. Esta semana, os prefeitos da região se reuniram com o secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, para pedir o aumento das verbas, para que a unidade possa voltar a realizar seus procedimentos.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Maria Auxiliadora Dorileo Rosa, as despesas mensais do hospital são de R$ 1,5 milhão, enquanto os repasses do governo do Estado e do Ministério da Saúde são de R$ 480 mil. Por causa dos poucos recursos, em outubro a unidade deixou de atender os outros municípios, mas precisou continuar recebendo os pacientes graves que chegam todos os dias a pedido de outras prefeituras.

Com esse fechamento, as 14 prefeituras se uniram para cobrar a SES. "Nós temos espaço e infraestrutura para atender bem os pacientes, mas precisamos de recursos. Está sendo difícil ver pessoas sofrendo e morrendo nas estradas, porque não temos condições de atender, já que falta o básico", reclama a secretária.

A unidade possui 255 profissionais de diversas áreas e 27 médicos que atendem especialidades e também o Pronto Socorro. Também faltam medicamentos, materiais para atendimento.

Diretor do hospital, Gabriel Oenning conta que a situação é precária e o clima entre os profissionais é de insatisfação, o que pode gerar uma greve. "Falta material, reforma e manutenção de equipamentos. Não temos como pagar os salários e os plantões dos médicos, a situação é grave".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE