O Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, deve receber uma parte dos R$ 23 milhões estipulados pelo Ministério da Saúde, para aquisição de veículos no Projeto de Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia, em unidades hostalares universtárias do país. Ele foi o único do Estado, relacionado na portaria publicada, hoje, no Diário Oficial da União. Os recursos ainda deverão ser partilhados e repassados.
O projeto está no âmbito do Programa de reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que “objetiva criar condições materiais e institucionais para que os Hospitais Universitários Federais (HUFs) possam desempenhar suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão à assistência à saúde”.
Por sua vez, os consultórios itinerantes estão veiculados também ao Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceira com o da Saúde. O PSE tem como objetivo “contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”.