O MT Hemocentro ampliará, a partir de segunda-feira (06) o horário de atendimento, passando a funcionar das 7h30 às 18h. A medida atende ao pedido dos doadores voluntários de sangue que solicitaram a abertura por mais meia hora para facilitar a doação no final da tarde. Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o novo horário garantirá o aumento das coletas.
“Muitas pessoas que saíam do trabalho para vir doar não conseguiam chegar a tempo, mas com essa ampliação de horário elas vão conseguir o atendimento e, consequentemente, vamos aumentar o número de coletas, beneficiando os pacientes que fazem tratamento na unidade e os hospitalizados que precisam de sangue”, afirmou a diretora.
A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. O Ministério da Saúde recomenda que os doadores aptos devem ter mais de 51 kg, além de estarem em bom estado de saúde e com a alimentação em dia (regular e adequada). Os candidatos também precisam ter idades entre 16 e 69 anos.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses. Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.
A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, no bairro Centro Sul.