A secretaria estadual de Saúde definiu o ex-secretário de Planejamento da Assembleia Legislativa, Abílio Camilo Fernandes Neto, como diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. “É um profissional com ampla experiência na área do planejamento estratégico, estava disponível, fazendo um diagnóstico da Santa Casa, inclusive, já realizou um plano de ação”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Abilio é professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso e superintendente de planejamento estratégico da Assembleia Legislativa, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico e um dos responsáveis pela implantação da UFMT em Sinop, onde residiu por alguns anos.
Está sendo elaborado plano estratégico para a Santa Casa voltar a atender pacientes. Há 50 dias que está fechada. Além disso, está sendo realizado o plano de contração dos funcionários que manifestarem o interesse de serem contratados pela secretaria para continuarem trabalhando na unidade.
Gilberto esclareceu que todos os esforços estão sendo realizados para que os atendimentos sejam oferecidos a população em 30 dias. O plano estratégico de funcionamento da unidade será apresentado quando estiver totalmente finalizado. “Vamos adotar todas as providências necessárias para que ela abra as portas. Nós não vamos ficar a conta-gotas informando cada contratação que iremos fazer. As providências internas do processo administrativo vão ser anunciadas quando a Santa Casa estiver pronta para funcionar”, explicou, por meio da assessoria.
Conforme Só Notícias já informou, a Santa Casa de Cuiabá decretou uma grave crise financeira que resultou no fechamento da unidade. Desde o dia 11 de março, os serviços de atendimentos médicos deixaram de ser prestados à população.
Diante da grave situação, o governo de Mato Grosso decretou a requisição administrativa dos bens e serviços da unidade, assumindo o controle dos seus equipamentos de forma temporária, com objetivo de reabrir a unidade e oferecer os atendimentos de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Neste caso, controle da Santa Casa fica sendo gerida pela Secretaria de Estado de Saúde e funcionará como um hospital público estadual, com 242 leitos e serviços de alta complexidade.