O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, mostrou para os técnicos da prefeitura de Cuiabá as instalações dos Hospitais Estaduais Santa Casa e Metropolitano, referências para o tratamento de pacientes com a Covid-19 em Mato Grosso, ontem. O convite para a vistoria foi extendido aos gestores da capital, porém apenas a equipe técnica acompanhou a visita.
“Compareceram técnicos da prefeitura de Cuiabá, que vão fazer a supervisão de todos os ambientes que assim entenderem necessários. Vim para recepcionar essa equipe e acompanharia a supervisão se também fosse a vontade do prefeito e do secretário municipal de Saúde. Para nós do Governo do Estado é um prazer mostrar aquilo que estamos fazendo pela Saúde não somente de Cuiabá, mas de todo o Mato Grosso”, pontuou Figueiredo.
As vistorias compreenderam especificamente as alas destinadas ao atendimento de pacientes com a Covid-19. A coordenadora da Central de Regulação do município de Cuiabá, Elaine Souza, acompanhou o trabalho técnico das equipes – compostas por outros três servidores da gestão municipal e demais profissionais das unidades hospitalares.
De acordo com o painel de leitos da secretaria, o Hospital Estadual Santa Casa conta, atualmente, com 40 leitos de UTI e 77 enfermarias específicas para o tratamento do Coronavírus; já o Hospital Metropolitano disponibiliza 40 UTIs e 238 enfermarias.
Além da estrutura, a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da secretaria, Caroline Dobes, enfatizou que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão à disposição das equipes técnicas que atuam nas referidas unidades.
“Esses Hospitais foram readequados para atender às normas estabelecidas para o atendimento à Covid-19. Portanto, nessas vistorias, serão percorridas as alas preparadas para esse atendimento – tanto de leitos clínicos quanto de UTIs –, após a paramentação adequada. Os hospitais geridos pelo Governo do Estado também contam com todos os EPIs para o enfrentamento à Covid-19”, disse.
O secretário estadual ainda frisou que, em meio à pandemia pelo coronavírus, o Governo de Mato Grosso está empenhado na política de ampliação de leitos. “Pretendemos implementar mais 30 leitos no Hospital Metropolitano e 10 novos leitos na Santa Casa, para buscar preencher essa lacuna deixada pela retirada de leitos do município de Cuiabá. Isto é, fazemos um exercício de adição e não de subtração. Esse é um momento crítico, de enfrentamento à pandemia, portanto precisamos ampliar leitos e não remanejar”.