O governo do Estado informou, há pouco, que disponibilizou mais 12 leitos de UTI Covid-19 para a regulação estadual, hoje, em parceria com os municípios de Várzea Grande e Campo Verde.
As novas vagas se somam aos 535 leitos de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam em funcionamento em Mato Grosso. São 10 novos leitos de Terapia Intensiva no Pronto Socorro de Várzea Grande e 2 novos leitos intensivos no Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde.
Os incrementos integram o pacote de ampliação de leitos para o enfrentamento da pandemia, anunciado neste mês pela gestão estadual. O trabalho do Governo faz parte de uma força-tarefa, junto aos Poderes e municípios, para garantir o atendimento à população e salvar vidas.
O governo do Estado anunciou a ampliação de 160 leitos de Terapia Intensiva em 14 municípios do Estado. A ação custará cerca de R$ 9 milhões por mês à gestão estadual e contempla hospitais estaduais e municipais. Na última semana, foram abertas cerca de 15 novas vagas de UTI.
A gestão da secretaria Estadual de Saúde informa que as ampliações consideram as propostas encaminhadas oficialmente pelas prefeituras ao governo estadual. As informações são da secretaria de Comunicação Social do Estado.
Ontem, a secretaria estadual de Saúde divulgou, no boletim epidemiológico esclarecendo que não há vagas de Unidades de Terapia Intensiva disponíveis. No painel, constava que 5 leitos estaria disponíveis, mas segundo a pasta, conforme os leitos surgem, são atendidos os pacientes que aguardam de forma prioritária, de acordo com a decisão médica. Isto é, as vagas que aparecem no sistema são imediatamente preenchidas por pessoas que estão na fila de espera por UTIs.