Oficialmente repassado para o Governo do Estado gerenciar, o hospital de Sinop deverá se tornar regional a partir de sua abertura e, com isto, receber recursos dos municípios da região no sistema de consórcio – assim como ocorre em Sorriso e Colíder. A avaliação é do secretário Municipal de Saúde, Alberto Kinoshita. “Já existe essa discussão e tem interesse dos próprios secretários [municipais de saúde], principalmente daqueles que ficam mais próximos de Sinop, em vez de passar por Sinop e ir para Sorriso, de repente ficariam [os pacientes] aqui mesmo”, explicou ao Só Notícias.
“Existe o que a gente chama de pactuação, onde cada município vai indicar se ele tem interesse ou não de fazer com que os pacientes venham se hospitalizar, a partir de agora, no município de Sinop”, disse. Segundo o gestor, já há uma conversação dentro do Consórcio Intermunicipal de Saúde quanto a abertura e uso da unidade sinopense.
Atualmente, segundo Kinoshita, Sinop já atende pacientes de outros municípios e conta com a destinação de recursos por parte dos interessados. “Hoje a gente já atende alguns municípios, não somente da nossa região, como também de Guaratã e Peixoto, onde tem uma pactuação, onde eles nos repassam um recurso financeiro do SUS para que a gente possa dar atendimento, por exemplo, na área de consultas especializadas”, explicou.
A oficialização da cessão do prédio do hospital municipal para o governo Estadual ocorrer foi anunciada ontem, pelo prefeito Juarez Costa. A estimativa é que R$ 13 milhões ( prometidos pelo Ministério da Saúde e emendas parlamentares) sejam investidos para as mudanças e compra de equipamentos. Para a manutenção mensal, os investimentos devem ser de aproximadamente R$ 2,3 milhões, também feitos por parte do Governo Estadual.
Leia ainda
Sinop: prefeito aguarda abertura de hospital municipal em cinco meses