Seis municípios de Mato Grosso estão na lista divulgada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e podem ser assistidos no tocante a implementação de ações de saneamento básico em áreas rurais, áreas específicas (quilombos, assentamentos e reservas) e em localidades com população inferior a 2,5 mil habitantes com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.
A proposta da Funasa é apoiar técnica e financeiramente a implantação ou ampliação dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, implentação de ações de melhorias sanitárias domiciliares. Ainda, fornecer suporte na elaboração de projetos técnicos, quando necessários.
Só Notícias apurou que a fundação convocou gestores de Paranaíta e Peixoto de Azevedo a procurarem a sede da Funasa na capital para obterem informações quanto à documentação a ser apresentada e aos trâmites necessários à formalização do Termo de Compromisso até o próximo dia 4 de setembro.
Já Novo Mundo, Nova Canaã do Norte, Carlinda e Colíder deverão se manifestar acerca do interesse em receber apoio técnico e financeiro para execução de obras de abastecimento de água, esgoto sanitário bem como ainda melhorias sanitárias domiciliarias.
De acordo com a Funasa, o atendimento das demandas de recursos orçamentários e financeiros dos municípios interessados estará condicionado à disponibilidade e a programação prevista nas Leis Orçamentárias Anuais de 2009 e 2010 e a submissão aos critérios e procedimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).