O Ministério da Saúde inaugura hoje, duas unidades do programa farmácia popular do Brasil, uma delas em Tangará da Serra, no Mato Grosso. Com as duas solenidades, o programa soma 422 farmácias em funcionamento no país.
Tangará da Serra ganha a sua primeira farmácia. A unidade, que passa a funcionar em parceria com a prefeitura, é a de número quatro no Mato Grosso. A população de Bragança está recebendo a sua segunda farmácia, que está sendo inaugurada em parceria com o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria de Bragança. Com esta farmácia, o estado do Pará, já soma 42 unidades do programa.
As duas beneficiam um total de 250,2 mil habitantes, sendo 180 mil em Bragança e 70,2 mil em Tangará da Serra. Com as 422 farmácias, o programa está presente em 334 municípios brasileiros. A meta do Ministério da Saúde é que outras 162 novas farmácias estejam em funcionamento nos próximos meses. O Mato Grosso ainda receberá três unidades e o Pará, dez. A rede do Farmácia Popular do Brasil oferece aos usuários medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa.
No Brasil, as 422 farmácias populares funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Seguindo o padrão do programa, esses estabelecimentos são equipados com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Para ter acesso aos medicamentos, basta o cidadão se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.