As 2,6 mil doses de vacinas não foram suficientes para imunizar todas as pessoas com idade superior a 60 anos e que procuraram os postos de saúde durante a campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe, entre os dias 30 de abril a 6 de maio. Várias pessoas procuraram os locais determinados para vacinação, mas não foram vacinados.
A explicação da Secretaria de Saúde é que o número de doses encaminhado pelo Ministério da Saúde ao município é baseado em dados do IBGE que apontam uma população de 2.619 pessoas com idades acima de 60 anos. Com base nesses dados que é feita a meta de vacinação. Mas a população de idosos do município é superior a 3 mil pessoas.
Pra corrigir esse problema, o município deverá pedir uma nova remessa de vacinas, usando como exemplo a ação da prefeitura de Nova Bandeirantes, que se antecipou ao problema e protocolou pedido e já conseguiu um novo lote de vacinas.
Como medida paliativa, a secretaria já reuniu doses que teriam sobrado em postos de saúde mais distantes e o material que não foi utilizado na vacinação da zona rural para aplicação no Centro de Saúde Ana Néri. Essa iniciativa poderá imunizar pelo menos mais 30 pessoas até a chegada da nova remessa.
Durante a campanha de vacinação, funcionários da secretaria de saúde fizeram uma espécie de recenseamento, coletando dados dos idosos que procurar os postos de vacina e dessa forma quantificar o número mais aproximado de pessoas com idade superior a 60 anos.