A parceria é um reforço nas ações que já vêm sendo desenvolvidas no enfrentamento e combate ao mosquito no município. O Exército Brasileiro vai disponibilizar para o Estado mil homens que irão atuar como reforço nessas ações. Os gestores municipais apresentaram as demandas locais para a dispensação de soldados e militares para a execução das atividades.
Em Várzea Grande, o Plano de Ações Emergenciais no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti será lançado oficialmente no dia 11 deste mês, às 15h, no Centro de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho – João Muleta (Antigo Dellanes Clube). Serão 90 dias de atividades intensas e ininterruptas divididas em quatro etapas com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, limpeza e retirada dos bolsões de lixo e de terrenos baldios. Cerca de 372 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Municipal serão fiscalizados e os proprietários de terrenos não habitados e sem limpeza serão notificados, além dos outros encaminhamentos contidos no Plano.
A execução do Plano de Ação Municipal foi dividida por setores, onde todos os bairros receberão as atividades por meio de mutirões. O primeiro mutirão será na região do Grande Cristo Rei na realização do Dia D de combate ao mosquito, dia 19 de fevereiro, às 09 horas, na Praça Áurea Bras. Cada etapa terá uma duração média de 15 dias em cada região.
No dia D serão utilizados dez caminhões, 40 técnicos para fazer o serviço da limpeza, 220 pessoas para as visitas domiciliares, 20 pessoas para fazer o controle químico, 21 supervisores de campo e 04 supervisores gerais. “O principal objetivo do mutirão de limpeza, além de manter a limpeza dos bairros, é realizar o serviço de prevenção para que a população combata o mosquito diariamente. O Dia D de combate faz parte do Plano Emergencial de Combate ao mosquito elaborado pelo município sendo dividido em quatro setores. A região do Grande Cristo Rei será a primeira a receber o Mutirão, englobando 37 mil imóveis residenciais. Cada etapa irá durar em média 15 dias de trabalho ininterruptos com encerramento previsto para o mês de abril. A ação visa recolher entulhos, galhadas e lixos afins. A meta é combater o mosquito Aedes aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor”, disse o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.
Depois da ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos bairros a receber os mutirões serão: Setor 02 – Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 – Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 – Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “A ideia é de que todos os bairros recebam gradativamente essa ação, considerada emergencial e coercitiva aos moradores que tenham quintais, lotes e terrenos baldios, objetivando ao mesmo tempo conscientizá-los e notificar sobre a importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação do mosquito”.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação (Sinan) até o momento foram notificados 780 casos de zika vírus, 58 casos de dengue e nenhum registro de chikungunya.