Uma parceria entre a prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Instituto Federal de Mato Grosso vai possibilitar que exames para Covid-19 sejam realizados no município. Com isso, dará agilidade no tempo de resposta entre a coleta e o resultado. O termo de cooperação entre a prefeitura e o IFMT já foi assinado pelo prefeito Luiz Binotti e o diretor do campus avançado, João Vicente Neto.
O objetivo é ofertar análise e diagnóstico por RT-PCR, exame específico para Covid-19, para atendimento das demandas do SUS apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o plano de trabalho, o IFMT irá disponibilizar o laboratório de biologia molecular para a análise, designar equipe treinada responsável pela análise e diagnóstico, credenciar o laboratório para análise da Covid e outras virologias junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen), realizar as análises e apresentar os resultados.
A contrapartida da prefeitura é adquirir e fornecer ao IFMT mil kits de análise para realização dos testes e suporte logístico e de pessoal para recolhimento e transporte do material a ser analisado. Para aquisição dos kits, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, serão investidos cerca de R$ 120 mil.
A previsão, de acordo com o plano de trabalho, é que os exames possam ser feitos pelo IFMT a partir do mês de julho, quando as etapas para realização das análises já tiverem sido cumpridas.