Um estudo que analisa a obesidade da população de Cláudia está sendo realizado, hoje, durante a "caminhada da medida certa", iniciada às 6h30. A iniciativa partiu do Posto da Saúde Familiar (PSF) Vicente Anderle, tendo em vista que, segundo o órgão, o índice de pessoas com sobrepeso e obesidade está em patamar elevado, visível durante as consultas. Outro fator preocupante é o de que, entre as crianças, o problema também tem aumentado.
De acordo com a assessoria, o projeto inclui medida de peso, altura, circunferência abdominal, índice de maça corpórea (IMC), alongamento, caminhada e orientações nutricionais. As informações serão utilizadas em um levantamento de dados, sendo que os nomes dos participantes estarão em sigilo.
A campanha também busca estimular a atividade física e alimentação saudável, como forma de prevenção. A obesidade oferece riscos como problemas físicos (cardiovasculares, respiratórios, osteoarticulares, digestivos), psíquicos (perda da autoestima, depressão, ansiedade, alterações do comportamento alimentar), sociais (isolamento social) e outros.