PUBLICIDADE

Estado prepara “levantamento aéreo” em municípios sobre focos da dengue

PUBLICIDADE

Identificar e mapear os locais de prováveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, para ajudar os municípios no combate à doença em Mato Grosso. Esse é objetivo da ação que será desencadeada pelo Governo do Estado, na próxima terça-feira e quarta-feiras, por meio de sobrevoos com helicóptero da Polícia Militar.

As secretarias de Estado de Saúde, Casa Civil, Segurança Pública e de Comunicação, estão diretamente envolvidas na ação. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, agentes municipais e estaduais de saúde estarão no helicóptero para fazer o mapeamento. “Começaremos com Cuiabá e Várzea Grande, mas a intenção é fazer esse sobrevôo e mapear os focos nos municípios com maior incidência de dengue no Estado”, disse Augustinho.

Durante a reunião realizada esta tarde na Casa Civil, o secretário-chefe Eumar Novacki disse que a partir do momento em que os ‘mapas da dengue’ estiverem prontos, serão entregues às prefeituras e ao Ministério Público Estadual, para que ambos tomem as providências necessárias para acionar os proprietários de terrenos baldios e dos imóveis onde forem identificados os criadouros do mosquito, para que façam a limpeza e com isso eliminem o risco de os focos.

Durante esses dois dias de trabalho, vários sobrevôos de helicóptero, de cerca de uma hora cada, serão realizados para identificar principalmente a existência de caixas d’águas descobertas, piscinas abandonadas e residências com acúmulo de lixos nos quintais. “Esse trabalho será de grande valia para as equipes de campo (agentes de saúde) atuarem e conseguirem conter os focos principais de procriação do mosquito, pois terão em mãos um mapa com os locais exatos”, disse o Moro.

Além de mapear esses locais de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, o Estado irá investir na aquisição de bombas costais motorizadas de ‘fumacê’, que serão distribuídas para os municípios, e sejam usadas pelo técnicos para aplicação do inseticida durante visitas às casas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE