PUBLICIDADE

Estado e 15 municípios definem ações para conter avanço da dengue

PUBLICIDADE

A secretaria Estadual de Saúde inicia amanhã, em Cuiabá, a partir das 8h, reunião da resposta coordenada no monitoramento da dengue. O objetivo é oferecer suporte aos representantes da Comissão Técnica do Comitê Interinstitucional Estadual de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue com informações atualizadas visando decidir instrumentos padronizados para a coleta de dados.

“Pretendemos com essa reunião produzir informações sobre a situação da dengue, de forma integrada com as diversas áreas da secretaria de Estado de Saúde, visando a redução dos óbitos, atender os casos suspeitos e reduzir a ocorrência de novos casos de dengue no estado”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa. A ação termina na quinta-feira.

Participam da reunião quinze municípios mato grossenses selecionados como prioridade baseados na densidade populacional, região de fronteira, sede regional e ainda levando em consideração o crescimento de registro de casos e notificação de óbitos, sendo eles: Cuiabá, Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Sorriso, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Água Boa, Juara, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis. Os técnicos dos municípios selecionados têm como atribuição encaminhar os dados, de forma padronizada conforme fluxo e instrumentos definidos.

“A secretaria definiu o funcionamento da reposta coordenada no monitoramento da dengue visando agilizar a tomada de decisão em sala de situação em consonância com as diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue, reforçou Conceição Villa.

O Estado constituiu como estratégia do enfrentamento da dengue a sala de situação que é uma reunião ampliada com a presença dos gestores, onde municípios e Estado identificam e definem prioridades e soluções na organização de ações e serviços para a resposta e atenção à saúde, de forma integrada e resolutiva no enfrentamento da dengue. A sala atua como mais um instrumento estratégico no intuito de melhorar o planejamento das ações de prevenção contra a dengue através da coleta de dados sobre a doença e da elaboração de indicadores.

Os municípios selecionados para monitoramento contínuo representam 52% da população residente no Estado e 63% dos casos notificados em 2010 e serão trabalhados semanalmente independentes da classificação de risco. Já os municípios de monitoramento estratégico, serão acompanhados periodicamente, dependendo da classificação de risco sendo que para:
epidemia: frequência semanal, pós epidemia: freqüência quinzenal e monitoramento: frequência Quinzenal

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE