PUBLICIDADE

Estado diz que Instalação leitos de UTI em Sinop depende só da expansão da rede elétrica

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que, no Programa de Interiorização das ações e Descentralização dos serviços de Saúde o item UTIs foi priorizado pelo Governo. Em todo o Estado estão disponibilizados 229 leitos de UTI conveniados com o Estado.

O projeto de expansão dos leitos vai contemplar os municípios de Sinop e Sorriso ainda no ano de 2006. O Governo do Estado, nesse processo, vem estabelecendo parcerias com municípios, hospitais filantrópicos e formação de Consórcios de Saúde.

Augustinho Moro explica, que no caso específico do município de Sinop, na implantação de leitos de UTI, foi firmada uma parceria com a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop-Hospital Santo Antonio. O hospital já tinha intenção de abrir os serviços uma vez que recebeu a parceria de uma entidade alemã, Laz-zentrun, que contou com grande apoio do médico alemão, Josef Wennemann, com investimento de cerca de 200 mil euros, que proporcionou a construção do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Então o Estado resolveu entrar com a cessão de equipamentos na qual investiu R$ 720 mil, do Fundo Estadual de Saúde, para a instalação de seis leitos de UTI adulta na unidade hospitalar.

“Essas etapas de obras e de equipamentos já estão resolvidas. Restando apenas, por parte da direção do hospital, a adequação da rede elétrica da unidade hospitalar. Para instalação dos leitos existe a necessidade de aumentar a capacidade de energia do estabelecimento”, disse Augustinho Moro.

Segundo o diretor administrativo do hospital Santo Antonio, Ivanderlei Rodrigues Paixão Freire, a mudança do transformador, para aumentar a capacidade de energia do hospital, já está sendo providenciada. Falar em prazos é prematuro. Porém é intenção do hospital, num curto espaço de tempo, cumprir este último item. “A nossa fundação é uma entidade filantrópica que presta relevantes serviços ao município de Sinop e, agora, está na nossa responsabilidade resolver o assunto para que o Estado possa cumprir o seu projeto da interiorização das ações de Saúde e melhor atender aos usuários do SUS. O nosso hospital tem capacidade para 62 leitos, sendo 60% disponibilizado ao Sistema Único de Saúde”, disse ele.

O diretor Ivanderlei Rodrigues disse ainda que a oferta de serviços à população de Sinop e entorno só está sendo possível porque vem recebendo apoio do Estado, exemplificando o serviço de oncologia que é possível graças ao convênio que o Estado celebrou. “Este convenio fica em vigência até o final deste ano, aguardando a tramitação da documentação para o credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde. Por enquanto recebemos recursos da Secretaria Estadual de Saúde na manutenção desses serviços. Nos foi garantido também a celebração de um novo convenio para a manutenção dos leitos de UTI tão logo os serviços iniciem”, disse o diretor.

Os equipamentos para a assistência integral de pacientes oncológicos foram cedidos pelo Estado que investiu R$ 280 mil na aquisição deles. “Posso garantir que o nosso hospital, com as parcerias que tem do Estado, nos proporciona atender bem aos pacientes do SUS na condição de hospital geral, onde temos serviços de cirurgia, ortopedia, pediatria e clinica geral, entre tantos outros”, finalizou Ivanderlei Rodrigues.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE