A Secretaria de Estado de Saúde (SES) começou a distribuir as vacinas contra a influenza (H1N1), popularmente conhecida como gripe, para as 16 regionais de saúde do estado. O repasse vai ocorrer de forma gradativa, conforme o cronograma de distribuição do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso recebeu 187 mil doses, o que corresponde a 25% das doses de vacinas referente à meta de vacinação.
"A distribuição desse primeiro lote da vacina foi realizado de forma igualitária, a fim de que cada município tenha 25% do total de doses que receberá durante a campanha. Esse remanejamento gradativo é uma estratégia para que nenhuma região fique descoberta e que sejam minimizados os impactos das intecorrências consequentes do fracionamento feito pelo Ministério da Saúde", explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães.
Conforme a coordenadora, até o dia D da campanha, que será realizado em 30 de abril, todos os municípios terão disponíveis 45% das doses de vacinas referente à sua meta de vacinação. “A orientação é de que cada município se organize e estabeleça as estratégicas para vacinação dos grupos prioritários, conforme o perfil epidemiológico dos casos notificados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)”.
Para a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, Mato Grosso deverá vacinar 698.212 pessoas. Entre os grupos prioritários estão os idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; profissionais de saúde; indígenas; pessoas com co-morbidades; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A campanha será realizada no período de 30 de abril a 20 de maio. As pessoas que compõem os grupos prioritários deverão procurar um dos 815 postos de vacinação, munidos de documentação pessoal e carteira de vacinação.