A escola de Saúde Pública de Mato Grosso, em parceria com a coordenadoria de gestão da atenção primária da secretaria estadual de Saúde, dará inicio, amanhã, à qualificação para profissionais da atenção primária à saúde. O curso tem carga de 150 horas e será realizado por quatro meses na modalidade de Ensino à Distância (EaD), na plataforma moodle.
O objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho dos profissionais que compõem as equipes de atenção primária dos municípios do Estado, com a meta de qualificar nove mil trabalhadores entre 2020 e 2022. O público alvo são servidores que atuam em Unidades de Pronto Atendimento, policlínicas, PSF, postos de saúde e pronto-socorro.
As gestoras do projeto, Eliane Barbosa e Regina Paula Amorim, consideram que, para implantar ações robustas com vistas às transformações necessárias na reorganização do modelo de atenção, qualificação e fortalecimento da atenção primária, é imprescindível a adoção de um processo de formação permanente.
A diretora da ESP, Silvia Tomaz, lembrou que ação tem o objetivo de ir além de uma simples capacitação, tendo como intenção propiciar o desenvolvimento da APS nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho por meio dos profissionais. As informações são da assessoria.