PUBLICIDADE

Embaixador da ONU visita Mato Grosso para tratar dos casos de hanseníase

PUBLICIDADE

Mato Grosso tem o maior coeficiente de prevalência para a hanseníase do Brasil e o embaixador da ONU (Organização Nações Unidas() para eliminação da hanseníase, o japonês Yohei Sasakawa, está no país, com o objetivo de discutir esta situação e recomendar medidas emergenciais. Ele visita Cuiabá nesta terça-feira, para se reunir com o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT), a reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso e representantes da Organização Pan Americana de Saúde (Opas) e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde, gratuitamente. Como a transmissão da doença é interrompida 48 horas após o início do tratamento, o Brasil teria todas as condições para eliminar a hanseníase. No entanto, o país concentra o maior número de casos da doença em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o único país que não está em processo de eliminação da hanseníase – uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para a OMS, “estar em eliminação” significa registrar até 10 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2014, 31.064 casos novos de hanseníase foram identificados em todo o país, o que corresponde a um coeficiente de prevalência de 15,32 novos casos da doença por cada 100 mil habitantes.

Em Mato Grosso, 2.645 novos casos de hanseníase foram identificados em 2014, o que corresponde a um coeficiente de prevalência de 82,03 novos casos por cada 100 mil habitantes, o maior do Brasil.

A reunião com o embaixador da ONU para eliminação da hanseníase é promovida pelo Morhan, entidade brasileira sem fins lucrativos que é referência internacional na área. O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, lembra que os desafios vão além da dimensão epidemiológica da hanseníase.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE