Nos últimos sete dias Sorriso registrou 19 novos casos de Covid-19. O número representa queda de 38,7% em relação a semana anterior, quando foram 31 notificações, além de ser a sétima seguida com registros de diminuição, após o ápice registrado entre os dias entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro, quando 1.523 pessoas haviam testado positivo.
Para o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, a queda é o resultado de um trabalho conjunto. Hoje, 152.929 doses de imunizantes já foram aplicadas na população com cinco anos ou mais. “Além da eficácia da vacina, contamos com o apoio da nossa população que foi fundamental para frear a onda de contágio”, diz o gestor ao lembrar que o município oferta diariamente doses pediátricas, primeira, segunda, dose de reforço e também a quarta para imunossuprimidos e idosos com 80 anos ou mais.
“Além de termos registrado uma queda muito bem-vinda no número de novos registros, hoje o boletim epidemiológico também nos traz alívio com apenas sete pessoas com o vírus ativo no organismo nesta quinta-feira”, pontuou Luís Fábio.
O imunizante – todas doses – é aplicado de segunda a sexta-feira no centro de eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas e à tarde das 13h30 às 16h30. Além disso, todos os PSFs tem imunizantes para aplicação da primeira dose em maiores de 18 anos.
Já as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera estão dedicadas exclusivamente à imunização do público infantil, de 55 a 11 anos. Não há necessidade de agendamento. Independente da dose ou da faixa etária, é necessário apresentar o CPF para a imunização.
Para facilitar ainda mais, no próximo sábado terá vacinação contra a Covid-19 no Ambulatório Médico de Especialidades e no PSF Nova Integração. Em ambos serão ofertadas doses adultas e pediátricas das 7h30 às 11 horas.
Desde o início da pandemia, Sorriso tem 24.696 casos confirmados, com 24.446 curados. Hoje há dois internados em Unidades de Terapia Intensiva e um em enfermaria. Outros 243 moradores não resistiram e morreram.