Desde ontem, educadores e agentes comunitários de saúde de Sorriso participam de um encontro de formação elaborado pela Inmed Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, onde aprenderão um pouco mais sobre educação sanitária, dentro do Projeto Horta Brasil.
O encontro tem o objetivo de discutir estratégias da educação sanitária, incentivar o uso adequado de hábitos de higiene e discutir questões de saneamento básico, com vistas ao cuidado com a saúde e com o meio ambiente. Segundo a coordenadora da Inmed, Marília de Oliveira Campos, o encontro visa ainda, estimular a formação de lideranças e a interação democrática entre a escola e a comunidade, além de formar facilitadores para a multiplicação das ações na escola e na comunidade.
“O que estamos fazendo agora é uma complementação do Projeto Horta Brasil, implantado em Sorriso em 2004. Percebemos que estava faltando a parte de educação sanitária e higiene em geral”, explica Marília. Exames de fezes foram realizados no ano passado, e o resultado deu abaixo de 25% alunos com vermes. “Mandamos 12 mil vermífugos, porém, não foi preciso fazer a medicação em massa, e esta foi doada aos Postos de Saúde do município. Desta vez, iremos fazer exames de sangue para verificar se há alunos com anemia, se o resultado der positivo, a Inmed fará o tratamento com ferro e vitamina A”, esclarece a coordenadora.
O Programa Horta Brasil, da Inmed, visa combater a fome, a obesidade, promover o bem-estar nutricional e a auto-suficiência para crianças e suas comunidades, por meio de uma aliança entre os setores públicos, privado e não governamental. Marília explica que inicialmente foram trabalhados os temas hortas e nutrição. Em cinco escolas municipais de Sorriso, foram implantadas hortas, que são mantidas pela Inmed em parceria com a Secretaria de Educação. “Estive visitando todas as hortas e elas estão maravilhosas, produzindo e auxiliando na merenda escolar. Fiquei feliz ao ver que agora a Secretaria está incentivando a implantação de hortas em outras escolas”, declara.
Marília resume o trabalho da Inmed implantado em Sorriso, e destaca a importância de ter a Prefeitura como parceira. “No Horta Brasil, os alunos passam por exames ergométricos, de sangue e parasitológicos, que definem o desenvolvimento, grau de desnutrição e contaminação por verminoses. São distribuídos anti-helmínticos e vitaminas. Professores são estimulados a usar as hortas como espaço didático. Em um ano milhares de merendas foram enriquecidas graças ao programa. Isso tudo só foi possível implantar aqui graças ao apoio da Prefeitura”, conclui.