O número de notificações de dengue começou a diminuir em todo o Estado. Nas duas últimas semanas foram notificados 285 casos novos, totalizando 11.119 no ano. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Lourdes França, disse que “a Saúde do Estado continua investindo em capacitação para os profissionais que trabalham na área de combate à dengue, terminando essa semana um curso de atualização para o enfrentamento da doença. A intenção é investir esforços em continuar diminuindo os números de notificações de casos em todo o território do Estado”.
A ação contemplou, inicialmente, os profissionais da região Norte, uma vez que os registros apontam um aumento de notificações nessa região. Os municípios de Alta Floresta, Juina, Barra do Garças e Pontes e Lacerda foram os primeiros a serem atendidos com a capacitação de manejo clínico de pacientes de dengue. O objetivo é dar suporte aos protocolos clínicos no diagnóstico e tratamento da doença com a finalidade de reduzir a taxa da letalidade da dengue, mas esta ação se estenderá a todas as regionais de Saúde do Estado.
No combate à doença os moradores devem procurar eliminar pratos de xaxim, enfeites e todo o tipo de objeto que possa acumular água; providencie a limpeza de calhas, lajes e caixas d’água (sempre com tampa); remova entulhos, pneus e lixos em geral. A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue: febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas.