O Ministério da Saúde habilitou cinco Centros Especializados em Reabilitação (CER), além do financiamento para a construção, ampliação e reforma de outras oito unidades em Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha, hoje, em São Paulo, na data que se comemora o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. Ao todo, serão investidos R$ 25,3 milhões no Estado para ampliar o acesso da pessoa com deficiência.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, que completa dois anos. O Viver Sem Limite envolve ações de 15 ministérios e conta com R$ 7,6 bilhões de investimento até 2014. Ao todo, 1.110 municípios já aderiram ao Plano.
"Esse é mais um passo para gente começar a ter uma rede na área da saúde que cuide da pessoa com deficiência. Essas pessoas não têm limites. Às vezes, os limites são impostos pela sociedade, pelo jeito que a escola funciona, que o SUS funciona, que a nossa cidade funciona e, com esse programa, nós estamos fazendo com que as pessoas possam usar ao máximo seu potencial", afirmou Padilha.
Com as novas habilitações, a população do estado do Mato Grosso passa a contar com seis CER em funcionamento e uma Oficina Ortopédica. Os CER são serviços em reabilitação física, visual, auditiva e intelectual, que poderão receber veículos adaptados para o transporte ponto a ponto das pessoas com deficiência que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos. O Ministério da Saúde também vai qualificar o atendimento odontológico de pessoas com deficiência em cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no estado e investir recursos na construção de uma Oficina Ortopédica, serviço que confecciona órteses sob medida e faz ajustes das próteses para cada usuário.