segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Descartado surto de meningite na região Sul de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde mantém equipes da Vigilância Epidemiológica no município de Jaciara, tanto estadual quanto municipal, nos trabalhos recomendados pelos protocolos do Ministério da Saude na investigação das ocorrências de Meningites nos últimos 15 dias. O município registrou neste mês três casos de doença meningocócicas, com três óbitos. As vítimas foram duas crianças, uma de nove meses e uma de nove anos, e uma pessoa adulta de 85 anos.

Embora as meningites se manifestem durante o ano inteiro, segundo Oberdan Lira, não se pode dizer que as recentes ocorrências em Jaciara se tratem de surto, pois somente um dos casos confirmou o sorogrupo “C”.

As investigações epidemiológicas apontaram que a criança de nove anos e a idosa são moradoras do mesmo bairro, embora até o momento não tenha sido identificado um contato em comum. A outra criança é moradora de um bairro vizinho.

Na última sexta feira (17) o Superintendente da Vigilância em Saúde do Estado, Oberdan Lira, e técnicos da vigilância epidemiológica estadual estiveram no município de Jaciara em reunião com o secretário de saúde e sua equipe, onde reforçou o apoio do estado ao município e realizou orientações técnicas aos profissionais de saúde quanto as ações que devem ser realizadas para o controle da doença meningocócica.

Oberdan Lira explica ainda que desde a primeira ocorrência equipes da vigilância epidemiológica do município e do Estado tomaram todas as providências recomendadas pelos protocolos do Ministério da Saúde, e estão no município deste o último Domingo (12), onde iniciaram a investigação junto aos familiares e pessoas que mantiveram contato com as vítimas da doença, promovendo quimioprofilaxia.

O Estado manterá equipes técnicas e continuará promovendo estudos epidemiológicos na região com reforço da equipe do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs), que conduzirá as atividades de investigação no município, a partir desta terça.

A doença é uma infecção dos tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal, também chamadas de meninges. Existem vários tipos da doença, porém as que preocupam a Saúde Pública são as que provocam risco maior à saúde humana e podem até levar à morte, que são as meningites meningocócicas e haemophilus, que podem ser transmitidas em contato de pessoa a pessoa por meio de saliva, respiração, tosse, beijos e até pelo simples ato de falar.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE