O deputado Walace Guimarães (DEM) explicou que a saúde pública em Mato Grosso atravessa uma grave crise há muitos anos. Aproveitando a audiência pública quando foi debatida a saúde pública em Várzea Grande e Cuiabá, o parlamentar lembrou o tempo em que trabalha na saúde de Mato Grosso e comentou as dificuldades que os profissionais enfrentam no Estado.
Walace citou vários exemplos da saúde pública de Várzea Grande onde iniciou sua vida profissional e política. Num deles, quando trabalhou vários meses operando para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pouco recebia pelo trabalho.
"Tentei buscar alternativas junto ao Governo do Estado para melhorias da saúde no município de Várzea Grande, mas não consegui", disse o deputado, falando também que os médicos precisam dar as mãos para reverter a situação.
Para a deputada Vilma Moreira (PSB), a paralisação dos médicos é considerada "pela vida". Segundo ela, a reivindicação dos médicos é justa e merece ser analisada pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos.
"É um grito de alerta para a população saber como os médicos estão trabalhando na saúde pública do Estado", relatou ela.
Ao final, Percival Muniz, propôs ao médico Gabriel Novis Neves presidir uma comissão que vai dialogar o assunto com o governador Blairo Maggi e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. "Temos que preparar a pauta e levantar os principais tópicos para mudar a saúde pública no Estado", garantiu ele.