O Ministério da Saúde não tem prazo definido para atender o pedido de certificação de entidade beneficente de assistência social para o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, receber recursos federais e ajudar a bancar os custos mensais que são consideráveis. Inicialmente, o ministério considerou que o hospital tem registro no processo que trabalha em regime de OSS (Organização Social Saúde) e o setor responsável pela certificação espera, agora, parecer da Advogacia Geral da União para saber se poderá fazer a concessão.
O pedido foi apresentado pelo deputado Nilson Leitão, líder da Minoria, que esteve no Ministério da Saúde, há poucos dias. Ele se reuniu com coordenadores e foi informado, que devido ao grande volume nacional feito por hospitais, o pedido deve ser analisado em até 4 meses. Há uma força tarefa no ministério para agilizar os procedimentos, fazer diligências e analisar documentação de cada unidade.
Não foi feita estimativa do montante que será repassado para o hospital de Lucas caso consiga a certificação de entidade beneficente de assistência social na área saúde