Devido ao aumento crescente e considerável de casos graves de dengue a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios, adotará ações emergenciais na intervenção às ocorrências de casos graves de Dengue. Os estudos entomológicos e epidemiológicos apontam para a necessidade de intensificação do controle químico nas áreas de maior índice de infestação e bloqueio imediato nos bairros de ocorrência de casos graves da doença.
O Estado vai disponibilizar aporte financeiro na garantia de leitos hospitalares, além de disponibilizar veículos e equipe técnica nesse período crítico de ocorrência de chuvas que é propício ao aumento de criadouros do mosquito da dengue. Outras medidas já estão sendo tomadas nas visitas de casa em casa feitas pelos agentes de controle de endemias nos 141 municípios de Mato Grosso, bem como a disponibilização de informações sobre a doença, à população, por meio de campanhas publicitárias e a disponibilização do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, um serviço que permite orientar sobre medidas a tomar no enfrentamento à doença, o monitoramento das ocorrências, as capacitações de médicos, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde e a operacionalização do Plano Nacional de Contingência Contra a Dengue.
“Todas essas medidas estão sendo adotadas e colocadas em prática para o enfrentamento da situação, vez que a ocorrência de casos graves de dengue vem aumentando. O Estado conta com o apoio do Ministério da Saúde e os municípios contam com o apoio do Estado na intervenção das ocorrências, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Vila.
O Estado recebeu 4.765 notificações de dengue entre janeiro a março deste ano. Desse número, foram 229 graves, sendo confirmados 53 como febre hemorrágica, 42 como dengue com complicação, 1 como síndrome de choque da dengue e os restantes 133 estão sob investigação, sendo que dessas notificações de casos graves 6 deles acarretaram em óbito.
A Vigilância Epidemiológica da secretaria informou que 26 municípios de Mato Grosso notificaram ocorrência de casos graves de dengue: Em Cuiabá foram 88 casos graves da doença. Desses, 25 confirmados como febre hemorrágica (1 deles evoluiu para óbito), 20 confirmados como dengue com complicação e 43 casos ficaram sob investigação (1 deles tendo evoluído para óbito).
Em Várzea Grande foram 75 casos graves de dengue. Desses 13 confirmados como febre hemorrágica, 9 com dengue com complicação e 53 casos estão sob investigação. Já em Rondonópolis foram registrados 2 casos graves que estão sob investigação.
Em Acorizal foram 2 casos. Em Arenápolis 1 caso,que está sob investigação. Em Barra do Bugres, 1 caso, também sob investigação, em, em Barra do Garças, 1 caso grave. Em Cáceres 5 casos graves; em Canarana 2 graves; Chapada dos Guimarães caso grave; Curvelandia 1 grave.
Em Diamantino, 1 caso grave; em Juina 2 graves; em Lucas do Rio Verde 1 caso grave; Matupá 1 caso grave foi confirmado como febre hemorrágica.