A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso preparou uma ampla programação a ser executada a partir do dia 22 até 3 de dezembro , envolvendo ações a serem desenvolvidas nas instituições e parceiros que agregam o Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, de Mato Grosso, na luta contra a doença que já matou 52 pessoas, de janeiro até agora, no Estado, e foram notificadas mais de 42 mil pessoas com a doença, neste período.
Segundo a presidente do Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, Maria Conceição Vila, o comitê "é uma instância consultiva e propositiva para questões relativas ao controle e prevenção da Dengue e tem como finalidade coordenar a implementação de ações de educação em saúde e mobilização social voltados para o controle da doença em nível estadual. Dentre suas competências o comitê contribui para a execução do Plano Estadual de Contingencia Contra a Dengue e define e estabelece princípios e critérios para o desenvolvimento e avaliação das ações referentes à prevenção e controle da doença" .
"Num primeiro momento as atividades serão desenvolvidas pelas instituições, pelos Escritórios Regionais de Saúde e pelos municípios, sempre considerando que, tanto por parte do Ministério da Saúde (MS) quanto da SES/MT, o foco do esforço concentrado de prevenção e controle da doença é de que a Dengue Mata", disse a secretária-executiva do Comitê , Cecília Cintra, ressaltando que, no nível federal, a campanha do MS tem como tema: Dengue, se você agir podemos evitar. O Brasil conta com você" e, no nível estadual, "Mato Grosso Contra a Dengue: Atitude de Todos Nós".
Cecília Cintra explica que "durante as ações será realizada a vistoria dos ambientes institucionais e de trabalho objetivando a identificação, limpeza e recolhimento e/ou eliminação de possíveis criadouros encontrados em locais que apresentam expressiva circulação de pessoas tanto nas instituições públicas como nos setores privados, destacando-se que os esforços serão desenvolvidos principalmente pelos municípios parceiros da ação da SES/MT nos vários setores suscetíveis de risco de infestação do mosquito da Dengue".
No setor da Saúde, por exemplo, serão foco de atenção os estabelecimentos públicos e privados de saúde, Unidades Básicas de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família, policlínicas, hospitais, clínicas médicas e odontológicas.
Na Educação serão verificadas instituições públicas e privadas de ensino pré-escolar, fundamental, médio e ensino superior.
Os órgãos públicos da administração direta e indireta, as autarquias, as empresas e fundações bem como as Secretarias Municipais, a Câmara de Vereadores, Os Correios, Os DAEs, e etc. também serão visitados.
Nos setores do comércio e da indústria a atenção estará voltada principalmente para os bancos, supermercados, postos de combustíveis, rede hoteleira, farmácias, e indústria em geral.
As rodoviárias, os aeroportos, os portos, os terminais de ônibus, as entidades de classe (como o Conselho Regional de Medicina), os sindicatos, associações, Ongs, os Conselhos Municipais (de Saúde, de Educação, do Direito da Criança e do Adolescente, do Idoso), as entidades religiosas, clubes sociais (Lions, Rotary), lojas maçônicas, emissoras de rádio, de televisão, jornais, todos darão atenção às atividades de prevenção e controle da Dengue.
Dentro do mote "Mato Grosso Contra a Dengue – Atitude de Todos Nós" as entidades também vão estar fazendo, junto ao seu público alvo, a divulgação de folderes educativos ao mesmo tempo em que muitas instituições trabalharão na erradicação de criadouros do Aedes Aegyti.
"Quanto ao público em geral a recomendação é para que, neste período de esforço conjunto (22/11 a 04/12), toda a população se empenhe em identificar, limpar e recolher e/ou eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, continuando a desenvolver essa atitude até que a Dengue esteja controlada em nosso estado", ressaltou Cecília Cintra.