Com cerca de 700 notificações de dengue, o setor de endemias da Secretaria de Saúde de Lucas começa a preparar os trabalhos que serão desenvolvidos, dentro de poucos dias, para intensificar o combate à doença. ” Serão intensificados limpeza de calhas, bocas de lobos, terrenos baldios. Estaremos fazendo essa parceira com a comunidade”, disse, ao Só Notícias, a coordenadora de endemias, Mirian Campos.
De janeiro até a última sexta-feira, das aproximadas 700 notificações, o município registrou 304 casos confirmados – sendo um dengue com complicação e outro como hemorrágica – que evoluíram para cura. “Ambos foram nos primeiros meses de 2009, ainda no período crítico, com chuvas”, explicou. As outras 302 confirmações correspondem a dengue do tipo clássico. Foram descartadas 345 notificações.
Mesmo com o retorno das chuvas na região, a coordenadora aponta que ainda na última semana, por exemplo, não houve notificações de dengue no município, e que na semana anterior, foram notificados apenas duas. Outro índice avaliado pelo setor é o de infestação do mosquito, que atualmente é de 0,20%, percentual bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de até 1%.
Além dos trabalhos previstos para o próximo mês, a coordenadora lembra ainda que há outros tipos de atividades em desenvolvimento, como blitze educativas, intensificação nos trabalhos com as escolas, bem como as atividades com parceria de outras secretarias visando a limpeza de terrenos baldios e em outras áreas.