A prefeitura informou, esta tarde que, após 11 dias em funcionamento os 40 leitos unidade de tratamento intensivo exclusivos para Covid-19 no Hospital Municipal São Benedito já estão todos ocupados. Elas estão subdivididas entre alas II com 10 leitos, III com mais 10, e IV com outras 20. A primeira tem ocupação de 100%, a segunda 90% e a terceira 87%. Em todas elas, os atendimentos à pacientes vindos do interior do Estado ultrapassam 57%.
Das 8.166 pessoas infectadas no Estado, 2.159 moram em Cuiabá, 517 são de outros municípios, mas foram diagnosticados e estão sendo atendidas na capital. De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto esta crescente exponencial é o principal fator que tem elevado a taxa de ocupação não apenas no São Benedito, mas em todos os hospitais públicos. “A lotação rápida do São Benedito é fruto da descrença popular acerca da gravidade e letalidade do vírus. E isso, consequentemente, tem elevado o número de positivados. É importante que todos compreendam que seguir as orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde de isolamento social, evitar aglomerações, usar máscaras e cuidar da higiene pessoal são as únicas formas de se evitar a ameaça real de colapsos nos sistemas de Saúde”, advertiu.
A prefeitura informa que implantará mais 30 leitos de UTI no Hospital Referência para Covid-19 (antigo Pronto Socorro). 20 respiradores devem ser repassados pelo governo federal além de 69 mil máscaras cirúrgicas triplas, 12 mil N95, 200 óculos de proteção, 400 protetores faciais e ainda quatro mil toucas hospitalares. Os outros 10 respiradores devem ser doados pelo Governo estadual, o que foi acordado em reunião entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes, na última segunda-feira, conclui a assessoria.