Mais da metade da população elegível (que é 459.541) para tomar a vacina contra o coronavírus tomou a primeira dose em Cuiabá. O balanço da secretaria de Saúde indica 54,8% dos que têm acima de 18 anos.
No plano vacinal completo, que engloba a aplicação das duas doses, 19,4% do público alvo foi imunizado. Até o momento a capital aplicou 89,5% de todas as doses destinadas para a primeira aplicação. Este percentual pode ser ainda maior, se forem levadas em conta as perdas técnicas e o que ainda não entrou no registro oficial do Plano Nacional de Imunização. Neste caso, Cuiabá chega a 96,6% de utilização das doses.
“Ao contrário do que muita gente fala, Cuiabá não tem doses estocadas. O Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral da União fizeram auditoria na rede de Frio do Município e constataram que não há doses destinadas para primeira aplicação guardadas. As que estão estocadas são aquelas destinadas para segunda dose e que ainda não estão no momento de serem aplicadas”, disse, através da assessoria, o prefeito Emanuel Pinheiro.