PUBLICIDADE

Cuiabá: secretaria confirma surto de toxoplasmose

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá registrou 29 casos de pessoas infectadas com toxoplasmose. Segundo a secretaria, a doença foi registrada primeiro em um grupo de 20 pessoas que frequentam uma associação religiosa. Dos 29 casos, 18 registraram resultado laboratorial positivo para a doença.

A maior ocorrência está em homens adultos, mas há um caso em uma criança de 18 meses e outros 4 em adolescentes. Alguns pacientes sintomáticos relataram o consumo de açaí no período que antecedeu a manifestação dos sintomas.

A secretaria irá investigar cada caso para identificar a provável fonte de infecção; fiscalizar estabelecimentos relacionados a produtos ou serviços passíveis de atuarem como fonte de infecção; emitir alerta às unidades de saúde, infectologistas e Conselho Regional de Medicina; comunicar à população enfatizando os cuidados e conduta em caso de suspeita, entre outras medidas.

Doença: Toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo apresentar-se de forma assintomática ou evoluir para manifestações sistêmicas graves. A soroprevalência pode alcançar 90% em algumas regiões do país. Estima-se que de 70 a 95% da população estão infectados. A transmissão se dá por: ingestão de oocistos provenientes do solo, água, alimentos, areias, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e ou mal cozida contendo cistos, especialmente as carnes de porco e carneiro; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a doença durante a gravidez. Sintomas: febre, linfadenopatia (gânglios inchados) especialmente cervical posterior (pescoço e nuca), exantema (manchas avermelhadas), hepatoesplenomegalia (aumento do fígado).

Medidas de controle: evitar o consumo de carnes cruas e/ou mal passadas; consumir água de procedência segura; eliminar fezes de gatos em lixo seguro; proteger as areias de parques e construção para evitar o uso pelos gatos; lavar as mãos após manipular carne crua ou terra/areia; mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos e adotar as demais medidas relacionadas à doença.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE