Os agentes de saúde ambiental do Programa Municipal de Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, começam a inspecionar, amanhã, 2.291 imóveis para eliminação de larvas e vetores. Vão orientar os moradores sobre como manter seus imóveis livres de possíveis criadouros, eliminar as larvas encontradas e farão tratamento químico dos reservatórios de água.
Nas propriedades onde os agentes são impedidos de realizar seu trabalho, é acionada a ação da fiscalização sanitária, que pode notificar e até aplicar multas aos proprietários cujos imóveis encontrem-se em situação que possa colocar em risco a saúde da população.
Uma liminar judicial concedida à Prefeitura de Cuiabá assegura que a vistoria seja feita, inclusive, nos locais que se encontram em situação de abandono. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho, 80% das larvas são encontradas nos imóveis residenciais onde os moradores desenvolvem suas atividades normalmente.
Desde o início da série de mutirões, em 15 de janeiro, já foram contemplados mais de 20 bairros e realizado o tratamento de 3.309 depósitos, informa a assessoria.